Implantação dos Postos de Informações de Triatomíneos

Você sabia que o bicho barbeiro tem voltado a aparecer em várias regiões, inclusive na nossa? E eles transmitem a DOENÇA DE CHAGAS.

Os barbeiros abrigam-se em locais muito próximos à fonte de alimento e podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, toca de animais, casca de tronco de árvore, montes de lenha e embaixo de pedras. Nas casas escondem-se nas frestas, buracos das paredes, nas camas, colchões e baús, além de serem encontrados em galinheiro, chiqueiro, paiol, curral e depósitos.

A transmissão se dá pelas fezes que o “barbeiro” deposita sobre a pele da pessoa, enquanto suga o sangue. Geralmente, a picada provoca coceira e o ato de coçar facilita a penetração do tripanossomo pelo local da picada.

O PIT (Posto de Informações de Triatomíneos), implantado pelo governo do estado há alguns anos, hoje volta a funcionar em nosso município. Serão 04 PIT’s com as seguintes localizações:

1. Fazenda Nova Maragogipe.

2. Comunidade São Benedito.

3. Secretaria Municipal de Saúde.

4. Vila Rural.

Dentro de cada caixa, há 01 caderno onde se registra as visitas ao PIT, panfletos infomativos, pote coletor onde o bicho barbeiro deve ser acondicionado e entregue para análise.

Fique atento, a Vigilância Sanitária Municipal está a disposição para esclarecimento de dúvidas.

Postagem recentes

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 06/2024

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 06/2024 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL 002/2023 Segue em anexo o Download do Edital: Edital de convocação Nº 06/2024: EDITAL_DE_CONVOCAÇÃO_06-_2024_instrutor_de_educação_fisica_JOAO_VICTOR_CARNEIRO.pdf

CONCURSO PÚBLICO