O plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB de Jaguapitã, Estado do Paraná, foi elaborado nos anos de 2014 a 2015 mediante o contrato 001/2014 firmado com o ITEDES – Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social, com a finalidade de atender as diretrizes nacionais de saneamento básico, estabelecidas para todos os municípios brasileiros.

Leia mais:APRESENTADO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO – PMSB-JAGUAPITÃ

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Jaguapitã “ASCAMAR” recebeu no dia 30/11/2015 a Licença Ambiental Simplificada, emitida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Leia mais:Ascamar recebe Licença Ambiental do IAP

Na última quarta feira dia 29/07/2015, a SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E O SAMAE realizaram uma Audiência Publica sobre o PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO. Na audiência o Professor da UEL Fernando Fernandes divulgou os trabalhos realizados em Jaguapitã.

Leia mais:Audiência Pública Sobre o Plano de Saneamento

A cidade de Jaguapitã concluiu a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com este plano será possível definir as melhores estratégias para uma gestão ambiental responsável.

Leia mais:Concluido plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

            O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 05 de junho, nesta data foi realizado um plantio de árvores em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Jaguafrangos e crianças da Escola Newton Guimarães.

Leia mais:Dia do Meio Ambiente e Plantio de Árvores

A Coleta Seletiva nas cidades é uma etapa muito importante na gestão dos Resíduos Sólidos. Em Jaguapitã essa coleta é realizada pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAMAR), em parceria com a Prefeitura.

Leia mais:Novos Setores da Coleta Seletiva

A geração de resíduos sólidos vem crescendo a cada dia, em Jaguapitã a estimativa é que seja produzido cerca de 9 toneladas por dia de “lixo doméstico”.

A antiga vala que era usada foi totalmente preenchida neste mês de maio, a mesma teve uma vida útil de 8 anos, mas a estimativa era para durar 20 anos.

Leia mais:Nova vala do Aterro Sanitário é inaugurada

O Aterro Sanitário que fica na zona rural do município, é destinado apenas para resíduos sólidos domiciliares, ou seja, “lixo” doméstico. Várias vezes este local foi objeto de

Leia mais:Aterro Sanitário agora é monitorado por câmeras

O tempo quente, baixa umidade do ar, falta de chuva e a vegetação seca, essa combinação facilita muito a prática das queimadas, pratica criminosa que pode tomar proporções gigantescas e consequências desastrosas.

Leia mais:Secretaria de Meio Ambiente pede atenção com as queimadas

No início do ano de 2014, milhares de pessoas foram às ruas de Jaguapitã para celebrar a virada para o ano novo. Além de show, alegria e esperança, também aconteceu a CAMPANHA CACO ZERO onde foram arrecadadas várias garrafas e distribuídos cupons para sorteio de prêmios.

Leia mais:Ganhadores Campanha Caco Zero

Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informacao