Conheça na integra o Projeto "Cidadão Bom de Prato" desenvolvido pela Escola Municipal Paulo Freire. O projeto busca orientar os alunos sobre o desperdício de comida no refeitório da escola, manuseio dos alimentos e toda a sistematização no preparo para despertar interesse em experimentar o alimento preparado.

PROJETO CIDADÃO BOM DE PRATO

Disciplina de Ensino Religioso

Desperdício de alimentos no refeitório da Escola Municipal Paulo Freire, Jaguapitã PR.

TEMA:

• Desperdício de alimentos no refeitório da escola.

PROBLEMATIZAÇÃO:

1. Preparo de alimentos para: +/- 300 alunos diários.
  2. Com base na observação, a quantidade de alimentos desperdiçado é maior que o consumido.
  3. Contato dos discentes com as merendeira e nutricionista,conhecendo seu trabalho na escola.
  4. Manuseio do alimento e toda a sistematização no preparo para despertar o interesse em experimentar alimento preparado.
  5. Diminuir ou zerar o desperdício.

JUSTIFICATIVA:

O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação, ampliando os conhecimentos das crianças sobre o tema.

Diariamente, os alimentos são preparados com todo capricho de acordo com o cardápio elaborado pelo nutricionista no intuito de proporcionar uma alimentação saudável aos alunosos quais estão em fase de desenvolvimento físico e intelecto. Contudo, apesar da importância do processo detecta-se que mais de 75% do alimento preparado é desperdiçado no ato da sua distribuição.

Observa-se que o aluno se quer tem o trabalho de apreciar a refeição, pega o alimento e joga imediatamente no descarte.

Outra preocupação é conscientizar os discentes da Escola Municipal Paulo Freire – Ensino Fundamental, a tornarem – se cidadãos críticos e atuantes em um mundo globalizado.

OBJETIVOS:

• Diminuir ou zerar o desperdício de alimentos e de outros produtos na Escola.
  • Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
  • Promover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
  • Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
  • Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
  • Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.
  • Identificar as preferências alimentar dos alunos;
  • Identificar diferentes tipos de alimentação
  • Desenvolver a atenção e percepção do ambiente onde se degusta o alimento
  • Comportamento educado no ambiente da refeição
  • Abordagem do nutricionista sobre a escolha do prato, quanto comer e a qualidade do alimento o perigo do excesso de consumo de sal e açúcar nos produtos industrializados, entre outros assuntos.
  • Desafio de turma onde qual desperdiça menos e, sendo fiscalizados pelos próprios alunos.
  • Questionamento sobre o desperdício em suas casas.
  • Perspectiva de alcançar tanto no âmbito escolar quanto no familiar, sendo críticos e transmitindo o ensinamento a sua família e sociedade.
  • Postura higiênica de manusear os alimentos, por exemplo, lavar as mãos e manter o refeitório limpo inclusiveda poluição sonora.
  • Abordagem e observação e informação das merendeiras sobre o quanto desperdiçou entre cada turma e quem desperdiça mais.
  • O projeto se estende e abrange mais assuntos como ecologia, reciclagem e reutilização, no caso os três “Rs” (reciclar, reutilizar e reduzir).
  • Estabelecer paralelo entre“o que eu como e de onde vem”, e se, o que “eu desperdiço” prejudica alguém.

MATERIAL UTILIZADO:

• Audiovisuais (cartazes, filmes, panfletos etc.)
  • Livros
  • Alimentos
  • Luvas e toucas
  • Mídia

DESENVOLVIMENTO

1ª ETAPA: identificação do problema

• Na aula de Ensino Religioso será feita uma reflexão sobre o desperdício focando principalmente a partir de informações das merendeiras sobre a sobra de alimentos após as refeições.
  • Análise de como trabalhar o problema, envolvendo a Direção, professoras e equipe pedagógica da escola e funcionários responsáveis das refeições em questão.

2ª ETAPA: atividades orais

• Conversa dirigida sobre o tema com os alunos
  • Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos)
  • Perguntar aos alunos:

o   Vocês gostam de comer verduras, frutas e legumes?
o   Sabem por que é importante comer  esses alimentos?
o   Das vitaminas  e sais minerais?
o   O que é educação alimentar?

3ª ETAPA:

• Confeccionar os cartazes, sobre os três “Rs” (reduzir, reutilizar e reciclar).
  • Confecção de uma árvore com as digitais dos comprometidos como projeto  incluindo a Direção, e equipe .
  • Experiências;
    Observações, palestras, visita a cozinha com roupas apropriadas para manuseio dos alimentos.
  • Divulgação do projeto através de rede social, entrevista para a rádio municipal dos docentes e discentes envolvidos.

4ª ETAPA

• Comprometimento dos alunos e de toda equipe envolvida na transformação do problema.

CONCLUSÃO:

Concluímos que, o “PROJETO CIDADÃO BOM DE PRATO”,da disciplina de Ensino Religioso, trouxe resultados positivos nos discentes valorizando o alimento. Sendo que, o desperdício de alimentos caiu em torno de 97%, além de mudanças comportamentais e reflexões de cidadania dentre as quais o reconhecimento do trabalho das merendeiras e do nutricionista, na Escola Municipal Paulo Freire – Ensino Fundamental de Jaguapitã - Pr.

O sucesso do trabalho de conscientização se tornou necessário abranger em outras áreas que sentir necessário a intervenção, portanto não será encerrado nessa etapa.

Diretora...............Neide Fróes Lemos Fornazza

Coordenadoras:....Diva Aparecida Alves